Louvando a Deus com nossas vozes

Domingos Martins - Dezembro 2013 – Brilho de Natal

O início - 1977

“Nesta data, (abril de 1977) com o objetivo de louvar a Deus e embelezar os cultos divinos, fundou-se o conjunto coral da congregação em formação”. (Texto do livro crônicas da congregação Esperança). Um dado curioso é que o conjunto coral foi fundado antes da própria congregação ser oficialmente fundada (20/11/77), o que mostra a importância que a igreja dá à música coral.

Desde então, mesmo passando por muitas dificuldades, com a graça de Deus, o coral atuou ininterruptamente sob a liderança dos seguintes regentes: Pr. Natalino Pieper, (fundador do coral), Sr. Felizberto Boone, pr. Martinho Carlos Fach, pr. Adavir Nathan Ahnert e atualmente Sr. Axel Bergstedt, músico profissional contratado para liderar a parte musical em nossa congregação.

Com o salmista exclamamos: Grandes coisas fez o Senhor por nós, por isso estamos alegres”. (Sl. 126.3).

 


Projeto Oratório de Natal (Johann Sebastian Bach) em português - 2009

  “Johann Sebastian Bach: Oratório de Natal” – não tem outro anúncio em cartazes de igrejas, teatros e outras instituições, que na Europa desperta mais o interesse dos amantes de música clássica da época de Natal. Na Alemanha em uma cidade do tamanho de Brasília a população pode escolher entre mais de 50 apresentações dessa sublime obra nesta época festiva.

Em dezembro de 2009, estreou a versão portuguesa dessa obra, após um longo trabalho de tradução, feito por maestros sob liderança do maestro do Coral Esperança Axel Bergstedt, e com ajuda de outros membros do coral. Com essa façanha o Oratório é acessível para todos os corais, que tiverem o interesse de mergulhar no mundo da sublime música do maior compositor da época barroca.

O oratório se divide em seis cantatas de cerca de 35 minutos cada. Cada uma das cantatas é composta por um trecho muito apurado de coral com aproximadamente 7 minutos, dois hinos e os solos (árias e recitativos). Uma cantata pode ser apresentada sozinha ou em concertos maiores se cantam duas ou três em uma noite. Em Brasília participaram sete corais e três orquestras de várias igrejas, instituições e faculdades de música. Para corais sem orquestras foram elaborados playbacks, e para facilitar o ensino foi feito um kit com mais de 200 arquivos gravados.

O evento passou por notícias de televisoras e ganhou um parágrafo na Wikipédia.

 Referências e links

Site sobre o estreio do Oratório deNatal com videos, textos e fotos

Artigo wikipédia sobre o Oratório de Natal

Veja as fotos da viagem e do projeto em Brasília


Campo Grande, Cariacica – Maio 2013 – Cantata Festiva de Ascenção

 

Projeto “Johann Sebastian Bach e Franz Schubert” em cooperação com a Faculdade de Música (Fames) - 2012

Em fevereiro, março e abril 2012 o Coral Esperança foi convidado pelo Coro Sinfônico da Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames) para desenvolver em conjunto o projeto “Missa em Sol de Franz Schubert” e a “Cantata 172 “Cantai-lhe” de Johann Sebastian Bach”. Enquanto a missa estava escrita em latim, a cantata estava em alemão, sendo traduzidas e adaptadas pelo maestro Axel Bergstedt para o português.

Depois de cada coral ensaiar as obras separadamente, foram feitos cinco ensaios em conjunto, na Fames e na Primeira Igreja Batista de Vitória, que forneceu à faculdade uma sala maior e mais adequada para os dois corais.

O auge desse projeto foi a apresentação na catedral de Vitória, transmitida duas vezes na íntegra pela TV Educativa e em partes por outras TVs regionais.

 




Viagem 2014 e lançamento do novo CD "Sua glória celestial"

 O Coral Esperança já realizou diversos programas especiais, levando a música clássica de vários compositores para um público diverso. Em vários locais, como teatros, praças, igrejas luteranas, batistas, católicas, pentecostais, na assembleia legislativa do estado, etc., até no morro passando os guardas dos traficantes depois de ter negociado livre acesso.

Para o ano de 2014 tivemos um grande desafio, onde levamos nossa música para o os estados de SP, PR, SC e RS. Cantando em diversas cidades, como a capital paulista, Curitiba, Joinville, Blumenau, Schroeder, Caxias do Sul, Porto Alegre e Florianópolis. E nessa turnê, tivemos a oportunidade de cantar para vários públicos de diferentes culturas. Ainda destacamos passagem pelo maior templo da Igreja Luterana da América Latina, bem como a possibilidade de cantarmos na Universidade Luterana do Brasil e ainda no centro admistrativo a Igreja Evangélica Luterana do Brasil.







Links: Playlist de nossos vídeos (50 videos do coral)

Johann Sebastian Bach: Oratório do Natal

Album de fotos do coral

Fotos de cantatas

As partituras do coral

Hinário luterano tocado e os hinos de Natal do hinário também cantados

Castelo forte é nosso Deus

Salmo 16

Santo, santo, santo

Preciosa graça

Ó fronte ensanguentada

"Exultantes adoramos" com Nona Sinfonia

Um barco carregado

Louva ao Senhor

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Johann Sebastian Bach: Cantata 172 "Cantai-lhe louvores"

Johann Sebastian Bach (1685 - 1750): Cantata 140 "Acordai, os guardas chamam" (Wachet auf, ruft uns die Stimme")